quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Codornas

Codornas - As codornas são aves de pequeno porte, muito dóceis e de fácil manuseio(e pode se tornar muito lucrativa também). Ela não é muito exigente em sua alimentação pois come diversos tipos de alimentos(veja na seção sobre alimentação), vive bem na maioria dos climas, é uma ave bem caseira. Na seção sobre codornas você irá saber tudo sobre elas: Tudo sobre alimentação, Manutenção dos viveiros ou gaiolas, manuseio delas, higiene(que é um fator muito importante) e etc...

Alimentação:As codornas gostam de comer de tudo, como: Verduras, ração, insetos pequenos, minhocas e etc. A sua alimentação básica é a ração. A ração é muito rica e nutritiva, mas você deve diversificar bastante sua alimentação. Citarei a seguir alguns alimentos ótimos para se dar a elas.
VERDURAS: Toda( alface, almeirão, couve, mostarda, rúcula, acelga entre outras). Elas adoram verduras e para oferecer a elas, é só colocar dentro do viveiro algumas folhas e elas imediatamente atacarão.
MINHOCAS: Este é o que elas mais gostam. Essas minhocas são estas normais de jardim mesmo. Para dar a elas, é só você pegá-las(as minhocas) na terra e dar uma a uma a elas(no começo da criação é legal você fazer isto, mas com o passar do tempo isso vai perdendo a graça), para dar deste jeito é só segurar a minhoca em sua mão e ela virá comer. Agora, o melhor jeito é arrancar as minhocas em maior quantidade, colocar em um comedouro separado(são esses convencionais) e elas virão e começarão a comer dentro do comedouro. Se você não tiver esses comedouros, você ode colocar em qualquer potinho.
INSETOS: Elas comem esses insetos naturalmente(esses insetos não são os besouros e moscas) são bichinhos minúsculos que ficam na terra. Esse alimento é fácil de ser fornecido a eles. Coloque a gaiola(se for possível ou se ela já não estiver na mesma) no chão e elas começarão a mexer na terra com o bico e assim ela vai achando-os. Outra maneira é colocar essa terra em algum recipiente e colocar dentro da gaiola.

Aqui Será destacado só o necessário em termos de manutenção:
Como as codornas comem muito, se você for colocar comedouros normais você deverá tratá-las(água e comida) pelo menos 2 vezes ao dia ( se quiser que sua codornas botem 1 ovo todo dia devera deixar a ração avontade).
As codornas também sujam bastante o local e o cheiro de seus dejetos é muito forte. Então você poderá colocar jornal em baixo da gaiola. Dica: se a gaiola estiver na terra você não precisará fazer isso.
Lembre-se que o normal de as gaiolas botarem é 1 ovo por dia,Botam ovo apenas de acordo com uma boa alimentação dela.
Não deixe-as ao calor em excesso
Não coloque-as em gaiolas junto com pássaros(pombos, periquitos, canários) pois estes transmitem insetos e as machucam bastante.

Aqui nós vamos falar de um local para a criação caseira. Para isso você pode utilizar qualquer gaiola de passarinho ou esses viveiros(desde que não sejam tão pequenos). Você utilizará a gaiola de acordo com o nº de aves que você irá colocar. De acordo com o número de aves é o tamanho e o número de comedouros. Para uma criação caseira essas gaiolas já estão de bom tamanho pois se você colocar poucas codornas, você não terá muitos gastos com alimentação(pois elas comem bastante + não muito), com higiene( elas sujam bastante) e tempo.

Pessoal deixem comentarios!!!

166 comentários:

  1. Olá pessoal, Deixem Comentarios!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito boa sua dica valeu me ajudou muito beijos!!!

      Excluir
    2. sua ajudar foi muito boa,maas as codornas gostam de ciscae hein quer?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. tenho uma e vive em uma gaiola bota todos os dias um ovo...mas solto ela também passeia muito pela casa e só faz sugeria na lavanderia.hoje ela botou um ovo muito pequenino parece da passarinho achei estranho e joguei fora...

      Excluir
    6. isso e normal porque você deixou ela se abalar então ela não fez direito o ovo qualquer duvida me ligue

      Excluir
    7. eu tenho umas 26 codornas femias e só 10 codornas estao colocando ovos o que eu posso fazer

      Excluir
    8. As vezes isso acontece msm ,tbm tenho umas aki com esse problema so foi eu mudar a racao q voltou a bota

      Excluir
    9. As vezes isso acontece msm ,tbm tenho umas aki com esse problema so foi eu mudar a racao q voltou a bota

      Excluir
    10. sim, da uma jaca

      Excluir
    11. Gisteit desta reportagem. Me ajudou bastante. Obrigada

      Excluir
    12. Tenho uma codorna macho branca e as minha femeas não são! Há possibilidade de sair um branco?

      Excluir
  2. Quero criar codornas,agradeco muito,me ajudou horrrrrroooooooooooooreessssssss! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pretendo ter uma criação caseira de codornas, esse blog foi o que mais me ajudou,so uma pergunta,posso dar mistura de sementes(alpiste, arroz com casca, painço...) para as codornas no lugar da ração?

    ResponderExcluir
  4. Eu crio codornas; tenho de diversas raças e cores ex: branca, marrom escuro,preta,carijó e as pardas que são as mais conhecidas. As codornas criadas na terra chocam e cobrem de 10 a 15 ovos, o ninho tem que ser no chão e em forma de toca com capim seco. tem que separar por casal que serão as matrizes os ovos tem que ficar no ninho só tirar quando tiver uma grande quantidade tipo passando de 12 ovos mas sempre deixar alguns no ninho porque derepente ela dormira no ninho então começa a chocar. Pra que tudo de certo tem haver uma variedade de alimentação ex: alpiste painço arroz cru ou cuzido minhocas larvas tenebrio baratas filhotes de lagartichas alface almeirão couve picadinha ,as sementes e os insetos misture em areia ou terra porque elas precisam ciscar e procurar seu alimento como se estivesse na natureza detalhe, quando a femea fica choca geralmente ela começa a bater no macho então é preciso separa-lo , a encubação é 16 dias assim que nasce todos éla já sai do ninho com sua ninhada de codorninhas como se fosse uma galinha com os pintinhos boa sorte pra quem for criar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero começar uma pequena criação de codornas em casa de umas 50 codornas entre essas 50 codornas quanto macho devo botar!! Aracaju!!!

      Excluir
    2. mim add no msn q conversamos melhor sobre a criação de codornas (neudo-show@hotmail.com)

      Excluir
    3. mais essas codornas ae q vc falou q chocam,é d que tipo ou raça de codorna,valeu ae

      Excluir
    4. Olá ! Busco orientação para uma criação natural com minhas codornas. Elas ficam em viveiro grande e quero que choquem naturalmente. O que devo fazer?

      Excluir
    5. Gostei muito po

      is eu queria saber quato anos Vivian uma codorna

      Excluir
  5. eu tenho 3 codornas, qro q elas botem , como faço, preciso colocar ninho? elas ja estão com mais de 45 dias e ainda ñ botarão. oq sera q estou fazendo de errado??? por favor gostaria de uma resposta. e.mail:www.ivylupo@hotmail.com ja lhe agradeço desde ja. ivy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. der a elas ração de postura e não precisa colocar ninhos...

      Excluir
  6. estou com o mesmo problema do amigo aí de cima ,que diz que as codornas dele nãoe stão botando,então as minhas tem tbm mais ou menos uns 50 dias e nada de ovo.....estou fazendo tudo certo como vc explica mas não tenho resultado,se puder me ajudar ficarei grata...
    desde ja agradeço....
    meu email....rosekohut@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que dar para as codornas raçao de postura propria pra elas....me add ai gilsantos@hotmail.com

      Excluir
    2. Eu também, dou ração de postura e tudo mas nada delas botarem ovo

      Excluir
    3. Eu dou ração de postura de galinha e as 5 botão 5 até meio dia e mais 5 finzinho da tarde

      Excluir
  7. OBRIGADO POR ME DIZER OS ALIMENTOS QUE ELAS CONSOMEM,
    VALEU........ ME AJUDOU BASTANTE!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola minha codorna ta botando ovo muito pequeno tem menos de 1 cm de tamanho e quando quebrei para ver ele estava com a gema dura. O que pode ser?

    Ela botou 2 assim e agora voltou a botar do tamanho normal, ela ta doente, falta vitamina?

    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  9. tenho 4 e ja tem uma semana q comprei e elas não botão o funcionario falo q eu tinha q por elas em local pequeno ja fiz isso e nada delas botarem
    me add teamosolanges2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,tenho 14 codornas q esta com 48 dias e ainda ñ botarão estou dando a ração de postura, mais até agora nada.

    ResponderExcluir
  11. Olá minha codorna não quer comer mais, e anda muito fraca,nem anda mais .Alguem pode me ajudar sobre o que posso fazer pra ela comer?!
    Obrigado
    ada.lindinha_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Comprei 10 codornas com aproximadamente 45 dias de vidas, no primeiro dia elas colocaram 8 ovos desde então elas estão colocando somente 3 a 4 ovos dia, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  13. crio codornas tenho so 2 como faço pra elas começarem a botar elas tem mais de 45 dias muito obrigado cesar mande resposta bobly07@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também se souber manda a resposta para marcospinheirovet@gmail.com

      Excluir
  14. A codorninha é aquela que tem o peito carijó.Se comprar as do peito marronzinho não botam, pois são machos.Quando for comprar escolha as carijosinhas.

    ResponderExcluir
  15. TNHO 21 CODORNAS E JA TEM 70 DIAS,E ELAS NÃO BOTARAM NENHUM OVO ATÉ AGORA E ESTOU DANDO RAÇÃO DE POSTURA,O QUE EU FAÇO? O VIVEIRO TM 2,40mX75cm DE ALTURA E 75cm DE LARGURA. POR FAVOR ME AJUDA AI.... ME ADD isaquenasimento@live.com . mto obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  16. gostei muito obrigado mesmo vai ser util para mim que gosto de codornas obrigado mesmo tchal.

    ResponderExcluir
  17. eu vou começar a criar. queria saber sobre os primeiros dias da papinha.(quando nasce apos as 2 horas de incubação e para começar a alimentar ou tem que esperar mais um pouco?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.Eu também sou iniciante na arte de criar codornas.Recentemente iniciei minha criação com 50, comprei pintinho de aproximadamente 2 dias.
      Segundo informações da pessoa que me vendeu, ele deixa praticamente um dia na encubadora, só deixa pra
      tira quando praticamente todos nascem e depois ele já colocar em um ambiente com temperatura controlada (38 graus)e ração de codorna (pré inicial).
      Durante os dez primeiro dias, como eu ainda não estava por dentro do manejo, tive algumas perdas,morreram 6, mas agora todas já estão nascendo as penas.
      Com aproximadamente 16 dias vou mudar para a ração de crescimento.
      outro cuidado que se deve tomar é sobre o bebedouro,muito cuidado pois nessa fase inicial elas só morrem de frio ou afogadas

      Excluir
  18. esse saite é muito chato e desemformado onde já se vio lagartichas comendo codornas ata

    ResponderExcluir
  19. obrigada pela ajuda foi muito bom saber como vou criar as duas codornas dos meus filhos qualquer duvida eu volto para perguntar.

    ResponderExcluir
  20. Meu primo tem 2 codornas muito filhotinhos, e a gente ta abrindo o bico deles e dando arroz cozido, pode? Quando eles crescerem mais vamos acrescentar mais coisas na alimentação.
    A gente viu as codorninhas piando (Prefiro não falar aonde) e pegamos.

    ResponderExcluir
  21. DESDE O SEU 1° DIA DE VIDA, ATÉ O SEU 37°DIA, ELAS COMEM RAÇÃO DE CRESCIMENTO, APÓS O 37° VC ENTÃO DA RAÇÃO DE POSTURA.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho 3 codornas, qro q elas botem , como faço, preciso colocar ninho? elas ja estão com mais de 45 dias e ainda ñ botarão. o que será que estou fazendo de errado??? por favor gostaria de uma resposta. Email: serginhosorocaba@gmail.com Agradeço Antecipadamente desde ja. Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 45 dias já são adulta em fase de postura,não precisa de ninhos alimentar co m ração de postura a vontade.gaiolas pequenas com leve inclinação para o deslise dos ovos

      Excluir
  23. me ajudou bastante msm....eu tenho três codornas um macho e duas fêmeas....valewwww!

    ResponderExcluir
  24. oi eu tenho 80 codornas e elas tem mais de 60 dias e ja fiz de tudo para elas colocarem ovo e nada, ja dei leite ninho ja dei o nã e nada ja dei até ampola para ver e nada será que são todos machos? áh tambem dei fermento tambem nao adiantou.
    Att: Valdomiro paul pequeno

    ResponderExcluir
  25. olá eu tenho codorna e 5 femeas e quando eu comprei o macho pra bota com elas ele machucou a femea na cabeça ;ele arrancou a pele da cabeça dela eu fiquei sem saber o que fazer
    o q ue fasso?
    por favor me ajudem

    obigado

    ResponderExcluir
  26. olá eu tenho codorna e 5 femeas e quando eu comprei o macho pra bota com elas ele machucou a femea na cabeça ;ele arrancou a pele da cabeça dela eu fiquei sem saber o que fazer
    o q ue fasso?
    por favor me ajudem ( tiniel_fiel@hotmail.com)
    estou cesesperado

    obigado

    ResponderExcluir
  27. Comprei 04 codornas ha 2 meses, e 2 começou a botar, colocaram 2 ovos no primeiro e segundo dia, desde então elas estão colocando somente 1 ovo dia e nao e certo colocar 4 ovos por dia?, o que pode ser ?

    Obrigado Sergio

    serginhosorocaba@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trate-as com ração propria e no inverno ligue uma luz depois que o sol sair e deixe a luz ligada umas 3 horas

      Excluir
  28. Minhas codornas não querem botar nem as comuns e nem a chinesas. O que eu faço já dou ração de postura e nada. por favor alguem pode me ajudar: gatavilela81@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez eles estao extressadas com alguma coisa como; barulho d etransito,calor barulho de outros animais em exesso,frio,gente demais perto ou visitando o viveiro delas,pode ser tambem a troca de penas elas param uns dias depois volta ao normal,barulho de criança etc... gilsantos.udia@hotmail.com

      Excluir
  29. como salvo um ovo de codorna

    ResponderExcluir
  30. quero criar codorna mais minha mãe não deixa como posso convence-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. convença ela que e um bem lucrativo pois ela se paga a ração e sobrara um dinheiro ainda

      Excluir
  31. Olhem, vc´s têm que levar em consideração que o manejo tem todo um cuidado especial. Como espaço, clima, corrente de ar, qualidade da ração, agua sempre limpa, e o mais importante, a procedencia das codornas. Têm que vir de matrizes boas. como o ditado diz: filho de peixe, peixe é. A primeira vez que comecei a criar codornas busquei o maximo para elas, acreditando que a ração teria que ser da melhor marca e tal o que nao deu muito certo. Com uma raçao mais barata e menos conhecida no mercado elas começaram a botas um ovoa cada dia durante 3 meses e meio. O que eu digo é que vc´s nao desistam. Boa sorte e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA TENHO DEZ CODORNAS COM 30 DIAS DE VIDA QUAL A IDADE CERTA PRA DAR A RAÇÃO DE POSTURA?

      Excluir
  32. Olá pessoal, tenho uma pequena criação de codornas. Só que estou com um problema, nasceu uma ninhada com 75 codorninha, mas aos poucos elas estão morrendo só me restam 40. o que pode ser? como criar esses pintinhos de codornas? preciso de ajuda.
    farellcrazy@hotmail.com
    aguardo respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce tera que deixa-las com luz a noite inteira pois ainda são muito novinhas

      Excluir
  33. Obrigado isso me ajudou muito,muito mesmo :D

    ResponderExcluir
  34. estou chocando codornas e nao sei como fazer elas comerem!!! como eu faço???

    douglas_maicom12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. se eu comprar um macho e uma femea eles podem tirar filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que sim mas voce tera que colocar os ovos em uma garnize

      Excluir
  36. as codornas só vão começar a botar com 60 dias

    ResponderExcluir
  37. mas o macho vive em paz com a femeaeles comem muito ou pouco?obrigado pela resposta que deus te abençoe e livree guarde

    ResponderExcluir
  38. Olá, tenho duas codornas e elas além de muita ração, gostam de comer bolacha de maisena. É sagrado todos os dias quando chego do serviço e elas me vêem começam a piar bem alto, pois esse é o momento em que coloco pra elas a farinha da bolacha. Elas ficavam juntas até um dia em que uma bateu muito na outra, machucou ela demais. Separei as duas mas elas ficam em viveiros um do lado da outra... Se eu pego uma a outra pia alto. Será que essas aves sentem ciúmes? rsrs é até engraçado.

    ResponderExcluir
  39. Olá, tenho duas codornas e elas além de muita ração, gostam de comer bolacha de maisena. É sagrado todos os dias quando chego do serviço e elas me vêem começam a piar bem alto, pois esse é o momento em que coloco pra elas a farinha da bolacha. Elas ficavam juntas até um dia em que uma bateu muito na outra, machucou ela demais. Separei as duas mas elas ficam em viveiros um do lado da outra... Se eu pego uma a outra pia alto. Será que essas aves sentem ciúmes? rsrs é até engraçado.
    Mas agora, uma delas está nascendo uma espécie de verruga perto do bico (próximo ao olho)e o olho fica lacrimejando como se ela estivesse gripada; o que pode ser? O que devo fazer?
    Cris
    cris_fernandess@live.com

    ResponderExcluir
  40. Olá a todos! Primeiro, codornas são codernizes não é? Aqui tenho umas 12 num espaço grande e elas já devem estar nas minhas mãos á cerca de 7/8 meses, no entanto nenhuma pos ovo! Ah, e elas são diferentes, sei que existem machos e femeas... Poderan-me ajudar? Obg..
    Insuyr@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. cara obrigado mesmo me adiciona no msn se eu tiver mais duvidas porfavor é nicolass73@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber se poso criar canario junto com codorna !!! se teria algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao pois os canarios podem prejudicar as codornas.

      Excluir
  43. obrigado pois me ajudarao muito.

    ResponderExcluir
  44. ola caro colegas eu tenho uma chocadeira eu coloco 80 ovo de codorna, mas eu anão sei o que acontece porque sai muito poco filhote. dos 80 só saiu 17 sera se vcs podem min ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode acontecer de o restante dos ovos não estarem fertilizados pelo macho
      Só nasceu os filhotes da fêmea que foi fertilizada
      Vc tem que separar 5 fêmeas para cada macho e quando vc ver o macho montando em cima delas vc ja pode colocar os ovos para chocar que vão nascer todos.

      Excluir
  45. ola colegas tenho 1750 codornas elas estao dispenando elas mesimo serar q e estres mim ajuda

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho 1890 Codornas em 40 viveiros e elas comem tuudo , Beiijos gatiiiiiiinhos ,. Valleu por essAS ajuda , meu nome é jessica , beiiijiinhos . . . kiss , Fuii gostosos ,.

    ResponderExcluir
  47. ola , conoprei duas feneas cardunas , como eu faxo para tirar criaçao? px maxo eu pexo a um colega para o acasalamento , mas nao sei como é pa tirar criaçao.

    ResponderExcluir
  48. TENHO 15 CODORNAS E 1 MACHO SE COLOCA OS OOVOS PRA SEREM CHOCADOS NA CHOCADERA ELES DESCASCAM COLOQUEI JA FASE 15 DIAS QUERIA SABE SE TEM POSIBILIDADE DE DESCAS CA LOS

    ResponderExcluir
  49. ola! comprei 20 codornas e dois macho,no primeiro dia todas botaram,depois todas pararam de botar ja faz dois meses,antes elas estavam em um viveiro grande agora eu as coloquei em um menor,estou dando ração,elas estão gordas,e nada de ovos.porque? eu queria fazer uma criação de codornas mas não sei o que aconteceu.obrigado

    ResponderExcluir
  50. Olá! eu tenho uma codorna,ela apareceu derrepente ja em casa,eu so nn sei se é macho ou fêmea,preciso da ajuda de vcs para saber se é um ou outro!!! bjs,obrigada.

    ResponderExcluir
  51. Olá!!! godtaria de saber se as codornas podem comer alpste e se podem viver no quintal de casa normal so com piso em meio as plantas!!! por favor me ajudem!!! obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Respostas
    1. Botam sim pois quando é com macho'é fertilizado e pode nascer filhote' e quando é sem botam ovo mas é só para comer msm

      Excluir
  53. a gaiola de poedeiras tambem serve para os primeiros dias de vida codorna

    ResponderExcluir
  54. tenho uma criaçâo de codornas tenho 11 femeas e 1 macho ,destes tem 3 botando,o poblema é que o macho apresentou um poblema naceu nos pes umas verrugonas bem grande parecendo umas pantufas,,alguem sabem como posso solucionar o poblema de forma caseira

    ResponderExcluir
  55. ola comprei umas codornas elas dão gogo acha que uma delas ta ?

    ResponderExcluir
  56. vou começar a criar codorna sera k vc tem algumas dicar ???
    meu msn nablulluz@hotmail.com

    obrigado; paulo cesar

    ResponderExcluir
  57. obrigado pela dica vou começar a criar 2 codornas, mas em casa.

    valeu pela dica. gosto muito de codornas

    ResponderExcluir
  58. bom... pra começo de conversa as codornas naum precisam de um macho para botar.. mas caso vc queira chocar ... no minimo 1 macho pra cada 4 codornas...

    ResponderExcluir
  59. comprei minhas codornas há dois dias como vou saber se são fêmeas ou machos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola,os machos cantam e as femeas so pia, precisa observar isso!!

      Excluir
  60. ola tenho 4.000 mil codornas e preciso muito de uma pessoa que entenda bastante, estou precisando de ajuda, os ovinhos estão saindo alguns muito pequenos e outros muito grandes que as codornas acabam morrendo,o que pode ser? desde ja agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
  61. eu queria saber se essas codornas q estão falando ae encima são de quais raça.digo tipo chinesa,japonesa,italiana ou outras,valeu ae

    ResponderExcluir
  62. tenho 4 codornas tipo japonesa com 80 dia e ainda nao botaram dou racao de boa qualidade

    ResponderExcluir
  63. mais vc ja viu se são femeas,derrepente são todos machos

    ResponderExcluir
  64. todas sao femeas porque tem o peito claro com pintilhas pretas. tenho mais tres macho da mesma idade todos foi chocados por pombos a gaiola delas fica dentro do viveiro dos pombos sera devido o barulho do pombos. que elas nao estao botando

    ResponderExcluir
  65. JOABSON PEREIRA SANTOS.
    Estou com o mesmo problema do amigo aí de cima ,que diz que as codornas dele nãoe stão botando ovos,então as minhas tem tbm mais ou menos uns 50 dias e nada de ovo.....estou fazendo tudo certo como vc explica mas não tenho resultado,se puder me ajudar ficarei grato...
    desde ja agradeço....
    meu email....jo.ab.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Tenho 6 codornas 3 brancas e 3 marros daquelas mais comus uma as marrons e de colo para onde eu vo eu levo ela do raçao d postura e toda hora pego ela na mao e toda noite ela bota 1 ovo seu nome e gabrielle.das 6 uma e a grabrielle que de colo e uma codora comun mais eu ando com ela o dia todo entao pra min e de colo, uma branca e macho e se chama renan, as outras dua brancas sao femeas perola e branquinha, a marron e um codornao e e a megguie e a utima e uma marron comun e se chama amora.

    ResponderExcluir
  67. Eu descobrir que as outras brancas femeas eram machos era o lucca e o branquinho o lucca ficou doente do nada e parou de comer e morreu e o outro deixaram a porta da gaiola aberta e a noite um cachorro entrou no quintal do meu avo e comeu ele.
    Se sua codorna estiver doente ou parou de botar ovos tauves possa ajudar dando glicopan gold minha codorna parou de botar eu dei esse remedioe ela voutou a botar ovo,esse remedio e um pouco caro eu soube dele pela minha veterinaria q recomendou para minha cadela e quando olhei o rotulo era pra aves, roedores... uma gota e para manutençao e duas para curar ou pode diluir 11 gotas em 100ml de agua (mas a minha codorna funcionou a sua nao sei.

    ResponderExcluir
  68. minhas codornas esta comendo os ovos o que será q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. eu tenho 10 codorna e presissa macho para coloca ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa so se vc for fazer a procriacao delas mais e bom quando vc consguir pois assim os ovos serao, ovos galados ou seja poderar ser nascido claro que se vc colocar em uma chocadeira ok. espero ter ajudado..

      Excluir
  71. gostaria de saber o que uso para matar pelegue nas codornas obg aguardo

    ResponderExcluir
  72. e verdade que as codornas n podem chocar os ovos

    ResponderExcluir
  73. nasceram 34 codorninhas na chocadeira mas esta morrendo muita será porque

    ResponderExcluir
  74. Olá!

    Compramos umas codornas há uns 25 dias, junto um macho, como não estavam botando, decidimos por retirar o macho, mas mesmo assim não botam! O que pode ser?

    ResponderExcluir
  75. boa tarde estou começando uma criação de codorna
    comerceio com 90sao codornâo pode fica todas junta
    abraços
    meu email domingossaviobatista@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  76. QUERIA SABER PORQUE AS CODORNAS NAO COLOCAM OVOS

    ResponderExcluir
  77. minhas codornas botam e comem os ovos, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  78. olá! Achei uma codorna macho e fiquei com ela de estimação, ela é dócil, come bem, está ótima, mas ela grita a noite toda, não dorme, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  79. ola estou criando cordorna mais so que elas estao com os zolho em chado que queu faço

    ResponderExcluir
  80. qual é a diferença entre a cordona branca e a parda?

    ResponderExcluir
  81. tenho 7 codornas femeas e 1 macho com 45 dias e elas n estão colocando ovo, oq faço pra q elas comecem a botar?? obs: elas comem ração de postura e farelo de milho

    ResponderExcluir
  82. Bom Dia! Primeiro deve observar o local onde elas estão: se não há corrente de ar, barulho; em seguida: a qualidade da ração, da água( que deve ser fresca e fornecida o dia todo, de preferência através de bebedouro automático Nipple ou Copinho), ambiente bem ventilado e agradável( entre 20 a 25 graus); desta forma obterá bom resultado com suas Codornas. Abraços

    ResponderExcluir
  83. tenho uma cordona e tem uns 5dias que ela esta mancando e cagando mole,e esta meia tristitinha,o que faço,sera que tem algum remedio que posso dar? e ela nao esta pondo mais ovos,me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  84. ola! comecei uma criação com algumas codornas e queria saber se posso colocar os ovos pra chocar em uma galinha que não cerge garnize

    ResponderExcluir
  85. ola! comecei uma criação com algumas codornas e queria saber se posso colocar os ovos pra chocar em uma galinha que não cerge garnize

    ResponderExcluir
  86. que ração eu posso dar para minha codorna Matriz

    ResponderExcluir
  87. Olá tenho 9 codornas e so algumas botao e elas não botao todos os dias tem algo que eu possa ta fazendo pra elas botarem todos os dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa a dar a ração de postura e depois verificar se sao todas fêmeas

      Excluir
    2. Começa a dar a ração de postura e depois verificar se sao todas fêmeas

      Excluir
  88. eu tenho o mesmo problema dela ai de cima tenho 4 codornas mas só sai um ovo por dia eu quero comprar mais, mas agora estou em duvida segue ai umas informações:
    vivero de madeira com tela ao redor de 1.3m por 70cm e 70cm de altura
    ração de postura são todas femeas e idade mais ou menos uns 65 dias por favor me ajude agradeço desde ja ass:jefersonkooke@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. eu tenho o mesmo problema dela ai de cima tenho 4 codornas mas só sai um ovo por dia eu quero comprar mais, mas agora estou em duvida segue ai umas informações:
    vivero de madeira com tela ao redor de 1.3m por 70cm e 70cm de altura
    ração de postura são todas femeas e idade mais ou menos uns 65 dias por favor me ajude agradeço desde ja ass:jefersonkooke@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. Você precisa comprar um macho e esperar uma semana

    ResponderExcluir
  91. Você precisa comprar um macho e esperar uma semana

    ResponderExcluir
  92. Comprei 5 codornas femeas e o vendedor disse que eu devia ter 3 machos. Será que são muitos machos para 5 femeas??

    ResponderExcluir
  93. Minha codorna esta mancando e com as patas tortas oq eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  94. Minha codorna esta mancando e com as patas tortas oq eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  95. Minha codorna esta mancando e com as patas tortas oq eu posso fazer ?

    ResponderExcluir
  96. Olá tenho há uns dois meses 11 codornas, elas estavam naquelas gaiolas próprias pra criação e por dia eu colhia uns 3 ovos... ficamos com dó delas ficarem naquela gaiola pois é bem apertado e os pés delas não tem apoio nenhum, vivo em uma região muito quente por isso mudamos elas para uma gaiola maior com madeira em baixo para andarem normalmente... estamos dando ração para botarem mas pararam totalmente, isso faz uns 15 dias... fiquei sem saber como agir se devo voltar para gaiola pequena ou não... se puder me ajudar desde já agradeço

    ResponderExcluir
  97. Oi gostaria da saber se a ração q sobra no comedouro das codornas se tem q jogar fora e colocar uma nova ração, ou pode colocar uma nova ração em cima da ração amanhecida e/ou de quanto em quanto tempi tem q trocar a ração.

    ResponderExcluir
  98. Oi gostaria da saber se a ração q sobra no comedouro das codornas se tem q jogar fora e colocar uma nova ração, ou pode colocar uma nova ração em cima da ração amanhecida e/ou de quanto em quanto tempi tem q trocar a ração.

    ResponderExcluir
  99. Ola...muito boas suas dicas...
    Porém mesmo seguindo tudo passo a passo...ela não poem ovos ainda,ja faz 45 dias que comprei,dou ração de postura,água em abundância e nada de ovos...
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  100. gostaria de saber se é nescessario manter macho. na minha criação é somente postura de ovos para consumo próprio. que estou com um problema que no inicio do inverno minhas codornas trocaram penas e pararam a postura de ovos. racão e agua igual. obrigado respostas encaminhar no meu e mail eduardofinottisilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. OLÁ TENHO NOVE CODORNAS UMA DELAS É MACHO E ELAS ESTÃO BRIGANDO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ELAS PARAREM, suellen.gois@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. Ola, tirei ums filhotes de codorna qual remedio devo dar à eles?

    ResponderExcluir
  103. Ola eu crio 20 codornas ja faz mais de um mês e so uma delas esta pondo so as alimento com ração de postura oq eu faço?

    ResponderExcluir
  104. Se eu botar uma codorna macho sendo da cor branca pra crusar com codornas marron ele ira abaixar elas ou nao e qual a chamce de nascer codornas brancas

    ResponderExcluir
  105. Ola porque e que as codornas nao comem logo que nascem

    ResponderExcluir
  106. Nasceram- me algumas codornas , mas à 2 que nao se me tem em pe? Porque

    ResponderExcluir
  107. Olá preciso contato de alguem que venda ovos de codornas galados aguardo contato Email: firminodossantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  108. Você poderia me dizer um tipo de remédio para as​codorna não saírem dá postura?

    ResponderExcluir
  109. Ola estouu com um projeto de criar codornas , moro na cidade,,minha rua eh muito barulhenta,,,quero começar com 1500 codornas, vc acha que vai dar certo??? vc acha que com barulho de carro moto, elas morrem???

    ResponderExcluir
  110. Boa noite tenho 5 codornas numa gaiola e hj pela manhã quando acordei e fui trata-las a gaiola estava toda ensanguentada e uma delas com o bico quebrado não sei oq aconteceu durante a noite gostaria de saber se esse bico cresce ou se vou ter que sacrificar

    ResponderExcluir
  111. Ola tenho duas codornas chinesa femia e um macho uma delas botou 12 ovos e a outra 4 o macho ta brigando com a que botou 12 e nao deida chegar perto do ninho. Sera q ela quer chocar ? Os ovos ja estao la faz 20 dias. E onten elas botarao uma do lado da outra fora do ninho o macho so deixa a que botou 4 chegar no ninho. Me ajudeeeem. Willianricardo3100@gmail.com

    ResponderExcluir
  112. Ola tenho duas codornas chinesa femia e um macho uma delas botou 12 ovos e a outra 4 o macho ta brigando com a que botou 12 e nao deida chegar perto do ninho. Sera q ela quer chocar ? Os ovos ja estao la faz 20 dias. E onten elas botarao uma do lado da outra fora do ninho o macho so deixa a que botou 4 chegar no ninho. Me ajudeeeem. Willianricardo3100@gmail.com

    ResponderExcluir
  113. quero começar a criar codornas, estou preparando um terreno com uma mata dentro capim e fresco sombroso e pega um pouco de sol tbm, elas gostão e reproduz nesse ambiente?

    ResponderExcluir
  114. olá!
    Tenho 10 filhotes de codornas e estou alimentando com ração. Tenho um viveiro e vi que uma delas achou uma minhoca para comer.
    Vou dar também folhas de couve.
    Posso dar alpiste? Tenho um saquinho e não gostaria de jogar fora. Será que podem comer sem fazer mal???

    ResponderExcluir
  115. Ganhei uma codorninha e vou criá-la solta na lavanderia, mas quero saber que tipo de ração devo comprar, porque eu comprei uma que a moça da casa de aves recomendou que é uma quirerinha e mais nada. É isso mesmo ou há outro tipo de ração?

    ResponderExcluir
  116. Obrigado mesmo por todas as dicas , me ajudaram bastante pois estou criando 4 desde que nasceram e graças a Deus estão crescendo saudáveis somente com a racao, mas a diga da alimentação inovou, valeu

    ResponderExcluir
  117. Dica da alimentacao, hehehe quase não consigo corrigir

    ResponderExcluir
  118. Excelentes dicas eu ia fazer um viveiro mas vou comprar uma gaiola porque ganhei um casalzinho ontem

    ResponderExcluir
  119. Boa noite, codornas come seu próprio ovos. Porque isso acontece.

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde
    Minha codorna morreu uma atrás da outra cada dia morreu uma.nao sei se é porque estavam velha ou se elas comeram seu dejeto.ela ficaram com as pena arrepiada como se tivesse doente.o que pode ser?alguém pode me fala?obg

    ResponderExcluir

Atenção!
Voce não podera comentar algo que seja indevido como:
Palavrões
Seja Educado
REspeite as postagens... etc...