terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ovoscópio



Ovoscópio
Para verificar defeitos nos ovos, usa-se o ovoscópio, aparelho projetado para observação da casca e do interior do ovo.
Há vários modelos de ovoscópios, caseiros ou industriais, inclusive um sofisticado sistema acoplado a uma câmera de vídeo:
Defeitos que podem ser observados:- Trincas ou pequenas rachaduras que geralmente só são visíveis quando passados pelo ovoscópio. Ovos de preços elevados com pequenos defeitos podem ser reparados com esmalte de unhas ou cera de vela. Não é vantajoso reparar ovos com vazamento de material, pois eles dificilmente eclodirão;- Ovos velhos, com câmara de ar maior do que o normal e a gema densa;- Ovos com manchas de sangue e coloração rosa-pálido na clara;- Gemas múltiplas ou duplas, que embora possam ser férteis, raramente chocam;- Massa escura, que é característica de ovo contaminado e que deve ser cuidadosamente manipulado, pois corre o risco de estourar e contaminar o ambiente.
Qualquer ovo que apresente defeito antes ou durante a incubação deve ser removido imediatamente.
Deve-se ter especial cuidado com a origem dos ovos, pois o manejo inadequado dos ninhos e falhas no controle sanitário do plantel pode originar ovos com altas taxas de contaminação por fungos e bactérias, que, além de reduzir a eclodibilidade, resultam em morte dos filhotes nas primeiras semanas de vida. Os ovos contaminados podem rapidamente espalhar as infecções para os sadios.

Fazendo um Ovoscópio Caseiro:


Fazer um ovoscópio é fácil.


Faça uma caixa de madeira, com o fundo aberto, com compensado de 1cm de espessura, com as seguintes medidas aproximadas (não precisa ser exata): 25cm de comprimento, 18cm de largura, 20cm de altura.


Instale na parte interna da caixa uma lâmpada de 150W, ligada a um interruptor de campainha. O interruptor deve ser de campainha porque, assim que for solto, a lâmpada apaga e não aquece os ovos.


Na direção em que a lâmpada projeta o seu filete (aquele interno que gera a luz), abra um buraco na tampa, com cerca de 4,5 a 5cm de diâmetro.


Faça, a parte, um circulo de uns 15cm de diâmetro em outro compensado. Neste, faça furos menores, nas extremidades, em tamanhos diferentes, de forma a cada um caber um ovo (sem que ele caia dentro da caixa) de codorna, faisão, galinha, pato, ganso etc. Com um parafuso, pregue esta peça redonda na tampa da caixa, de forma que os orifícios, ao serem rodados, coincidam com o orifício da tampa.


Se você for examinar um ovo de codorna, rode a peça redonda p/ o orifício menor, se for de ganso, p/ o orifício maior e assim sucessivamente.


Como funciona:
Em um ambiente escuro, coloque o ovo sobre o orifício, mais ou menos com 7 dias de incubação (para galinhas, ou 1/3 do período de incubação p/ os demais).


Se o ovo estiver galado, verá um ponto preto que se mexe dentro do ovo e uma série de veias.Caso não seja galado, não terá nada dentro (aspecto de ovo fresco). Se o embrião estiver morto, verá uma mancha preta, que não se mexe, e, com o tempo, permanecerá do mesmo tanho, em ovoscopios posteriores. Observe também a câmara de ar que fica na porção superior (a ponta mais grossa do ovo). Caso esteja muito grande, a umidade da sua chocadeira estará pouca e o embrião poderá "colar à casca" ou nascer defeituoso. Se estiver muito pequena a umidade estará alta e o embrião poderá "afogar" dentro do ovo.

Obs.: como material, pode usar MDF

Não deixe a luz acesa por muito tempo porque esquenta muito
Pode repetir as ovoscopias a cada terço do período de incubação.
Conforme o tempo for passando o embrião irá aumentando de tamanho.
Nos últimos dias o ovo estará todo escuro.



6 comentários:

  1. Companheiro, diga como posso conseguir alguns ovos de golo indio gigante, preço e forma garantida de transporte via correio.

    benperprof@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou interresado nos ovos do indio gigante....ou um casal ja frangos ....
    Duda_bacha99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como faço pra receber ovos da galinha índio gigante, e qual é o preço da dúzia, e forma garantida de entrega. Obrigada, Márcia Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me responda se puder pelo email marcia.arantes97@gmail.com.br

      Excluir
  4. Olá. Tenho duas codornas que tem aproximadamente 7 meses. Sempre ponharam bem... Quase todos os dias. Vivem em uma gaiola de pássaro com água e ração. Faz duas semanas uma delas começou a machucar a cabeça da outra. Foi quando as separei. Agreguei uma quirela de cálcio com a ração, pois tbem observei que um dia ela comeu o próprio ovo. Passado uma semana juntei as duas e novamente a malvada voltou a beliscar a outra. Percebo que ela canta mais agora, e ontem colocou um ovo mais miúdo e escuro e também um bem pequeno e deformado, como uma uva... O que estará acontecendo? Meu pai disse que pode estar choca... Mas não precisa de um macho para para isso? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante, tô fazendo um projeto sobre "O beneficio do Ovoscópio para a Avicultura.

    ResponderExcluir

Atenção!
Voce não podera comentar algo que seja indevido como:
Palavrões
Seja Educado
REspeite as postagens... etc...